O Grêmio resistiu, mas não conseguiu segurar a pressão do Palmeiras e saiu derrotado por 1 a 0 no Allianz Parque, em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileirão.
Veja também: Grêmio está escalado para jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileirão
Em noite inspirada, o goleiro Marchesín fez mais de dez defesas e segurou o ataque alviverde até onde foi possível, mas o jovem Estêvão, de apenas 17 anos, garantiu a vitória do time paulista com um gol aos 27 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Grêmio, que soma 39 pontos, volta a olhar para a zona de rebaixamento com cautela. A equipe torce agora por um tropeço do Criciúma e um empate entre Vitória e Corinthians para manter-se em 11º lugar, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. No pior cenário, a distância para o Z-4 pode se reduzir para apenas dois pontos, aumentando a pressão sobre a equipe de Renato Portaluppi.
Jogo truncado e tentativa de resistência
Renato manteve a mesma estratégia utilizada contra o Fluminense, apostando em uma formação defensiva e explorando os contra-ataques. O Palmeiras, por sua vez, entrou em campo com um time ofensivo, focado em pressionar a defesa gremista desde o início. Marchesín foi acionado já aos seis minutos, salvando uma cabeçada de Gustavo Gómez.
O Palmeiras controlou o primeiro tempo, finalizando 13 vezes contra apenas uma do Grêmio. Na melhor chance gremista, Villasanti chegou a driblar a defesa e arriscar, mas o chute foi bloqueado por Murilo.
Segundo tempo de pressão total e o gol decisivo
Na volta do intervalo, o Palmeiras manteve a postura ofensiva, enquanto o Grêmio aguardava uma oportunidade em contra-ataque. Aos 60 minutos, o time gaúcho teve uma chance clara, mas Soteldo, após receber o rebote de Edenilson, mandou por cima do gol.
O time paulista seguiu insistindo, e a pressão deu resultado. Aos 27 minutos do segundo tempo, Marchesín espalmou um chute de Dudu, e a bola sobrou para Estêvão, que finalmente abriu o placar na 27ª tentativa do Palmeiras.
Veja também: Trio do Grêmio aparece em lista da seleção de estrangeiros do Brasileirão
Próximos desafios e preparação
Com a derrota, o Grêmio terá um intervalo de 12 dias até enfrentar o Juventude, jogo importante para o Tricolor gaúcho buscar estabilidade na tabela e afastar o risco de rebaixamento.