Ir para o conteúdo principal

Mais de 54% dos gols sofridos pelo Grêmio saem do mesmo lugar

A derrota do Grêmio por 2×1 para o Criciúma aumentou o debate sobre os diversos problemas da equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi e principalmente sobre o desempenho muito ruim do sistema defensivo. Até aqui, no Campeonato Brasileiro, foram 34 gols sofridos pelo tricolor em apenas 26 jogos disputados.

Veja também: Grêmio segue com baixas chances de rebaixamento mesmo após derrota “inesperada”

Entretanto, vários dos gols sofridos pelo Grêmio neste ano foram gerados através de falhas já conhecidas pelo torcedor e de fácil identificação. Um levantamento e análise feitos sobre os lances que geraram gols dos adversários nesta temporada mostra um problema significativo da atual montagem da equipe.

O raio-x dos gols sofridos pelo Grêmio em 2024

O Grêmio já sofreu neste ano, levando em consideração todos os campeonatos, um total de 59 gols. Destes, 32 foram gerados através de finalizações dentro da grande área, o que corresponde a 54,2%, ou seja, mais da metade.

Renato pelo Grêmio
Grêmio mostra grande problema defensivo e já tem 59 gols sofridos em 2024 – Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Além disso, outro índice que chama a atenção é sobre o posicionamento dos zagueiros e dos volantes: 7 gols sofridos pelo Grêmio em 2024 foram gerados através de finalizações de fora da área e na região central. Em porcentagem, este número corresponde a 11,8%.

A melhora na defesa é um dos temas considerados prioritários pela comissão técnica para melhorar a pontuação do Grêmio no Brasileirão. Com 31 pontos, o clube segue bastante ameaçado pela zona de rebaixamento, e o aumento considerável na pressão sobre os jogadores e sobre Renato pode ser um fator que dificulte ainda mais a situação.

Voltar para o topo