Neste 20 de setembro de 2024, os torcedores gremistas comemoram os 7 anos da memorável vitória sobre o Botafogo pelo placar de 1 a 0, na Arena, em duelo válido pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores de 2017 (veja os melhores momentos mais abaixo), que terminou com o Grêmio levantando a taça de campeão do torneio continental contra o Lanús, na Argentina.
Veja também: Grêmio já sabe quando terá a capacidade máxima da Arena
Em frente a 50.517 torcedores, a equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi saiu vitoriosa graças ao gol marcado por Lucas Barrios, de cabeça, aos 28 minutos do segundo tempo, após cruzamento de Edílson. Como a primeira partida terminou empatada em 0 a 0, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Grêmio avançou às semifinais para enfrentar o Barcelona de Guayaquil.
Escalações de Grêmio x Botafogo
Naquela partida, o Grêmio foi a campo com: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel e Arthur; Ramiro, Léo Moura e Fernandinho; Lucas Barrios. Entraram no segundo tempo Everton Cebolinha, Jaílson e Luan.
Já o Botafogo, de Jair Ventura, jogou com: Gatito Fernández; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Bruno Silva, Matheus Fernandes, Rodrigo Lindoso e João Paulo; Roger e Rodrigo Pimpão. Guilherme, Léo Valência e Brenner foram as substituições.
Ficha técnica*:
Grêmio 1×0 Botafogo
Competição: Libertadores 2017, quartas de final (Volta)
Público: 50.517
Renda: R$ 2.341.147,00
Arbitragem: Árbitro: Patricio Hernán Loustau (ARG) | Bandeiras: Juan Pablo Belatti (ARG) e Ezequiel Dario Brailovsky (ARG)
* Com informações: Grêmiopédia