Cenas lamentáveis voltaram a manchar o futebol brasileiro. Na tarde do último domingo, no duelo entre Sport e Vasco, na Ilha do Retiro, em Recife, parte da torcida do time da casa invadiu o campo de jogo e protagonizou uma enorme confusão.
+ Em Sport x Vasco, torcedores invadem o campo e mulher é agredida mesmo caída no chão
O Sport vencia a partida até os acréscimos do segundo tempo, quando em uma cobrança de pênalti, Raniel empatou em 1 a 1. Na comemoração, o atacante provocou uma torcida organizada da equipe pernambucana, dando início a todo o tumulto.
Súmula de Sport e Vasco
Em súmula, o árbitro Raphael Claus detalhou toda a confusão, podendo gerar enormes problemas para os dois clubes na Série B.
“A torcida do Sport estourou o portão atrás do gol onde defendia a equipe do Sport, e começa uma invasão de muitos torcedores, não somente pelo portão, mas também por outros pontos da arquibancada”, escreveu o árbitro.
“Informo que os mesmos agrediram jogadores visitantes, que imediatamente correram para o seu vestiário, um senhor e uma senhora bombeiros civis que estavam trabalhando próximos ao portão, inclusive continuaram sendo agredidos após a senhora já estar caída e o senhor tentando protegê-la”, acrescentou Raphael Claus.
Ao fim da confusão, com mais de 50 minutos de paralisação, o árbitro deu por encerrado o jogo. A equipe do Vasco se recusou a retornar ao campo e isso pode resultar em problemas para o clube carioca. O fato causou troca de farpas entre os dois comandos técnicos. Claudinei Oliveira, treinador do Sport, criticou:
“Ele (Jorginho, treinador do Vasco) disse que não vale jogar porque ele é avô, o que vale é a vida. Lógico, o resultado interessa para ele”, reclamou.
Vasco e Sport podem perder pontos na Série B?
As duas equipes podem perder os pontos conquistados no empate. Isso porque o Vasco não retornou a campo, alegando falta de segurança e também pela comemoração de Raniel, pivô de toda a confusão.
Já no caso do Sport, o clube poderá ser punido por não fornecer as devidas garantias de segurança para a realização do evento esportivo, acusação essa que o Grêmio já esteve enquadrado, após a confusão durante o jogo contra o Cruzeiro.
Apesar da possibilidade, ao final do julgamento, que ainda não tem data para ser realizado, o Sport deve ficar com a perda de mandos de campo e pagamento de multa. Já o Vasco deve ser punido também com o pagamento de multa e a possível suspensão de Raniel por um determinado período.