O Grêmio segue em negociação para assegurar a permanência de Yeferson Soteldo em 2025, conforme revelou o presidente Alberto Guerra. O atacante venezuelano pertence ao Santos, que exige o pagamento do valor de passe fixado em contrato de empréstimo — 5 milhões de dólares (cerca de R$ 31 milhões).
Em entrevista à Rádio Band, Alberto Guerra confirma que o clube gaúcho mantém tratativas com a equipe paulista: “Estamos negociando e fazendo um grande esforço [para comprar Soteldo], mas é difícil alinhar a expectativa com a realidade. O Santos não tem facilitado esse pagamento”, ressaltou o mandatário gremista.
Como antecipado pelo Gremistas, o Tricolor tem preferência nas negociações até 31 de dezembro. Ou seja, mesmo que o Santos tenha em mãos uma oferta superior aos 5 milhões de dólares, o Grêmio poderá comprar o atacante pela quantia prevista em contrato.
Temperamento difícil de Soteldo é motivo de preocupação no Grêmio
Titular absoluto na reta final da temporada sob o comando de Renato Portaluppi, Soteldo foi elogiado pelas boas atuações, mas sua postura fora dos gramados levanta dúvidas sobre o investimento de R$ 31 milhões para mantê-lo. O próprio Renato admitiu o temperamento complicado:
“Não é fácil trabalhar com esse cara. Mas eu sei como lidar com ele. Eu canso de falar pra ele: ‘Se tivesse 1,80m, nem o exército do Maduro seguraria’. O bichinho não é grande, mas o que ele dá de trabalho… Só eu sei o que passo com ele. É um cara que me dá trabalho, mas que eu dou carinho porque sei que, no dia do jogo, ele dá trabalho em dobro pro adversário”, revelou o técnico, após a vitória sobre o Atlético-GO — partida em que o venezuelano marcou gol e teve boa atuação.
O Santos, por sua vez, também não descarta o retorno de Soteldo, embora os dirigentes santistas demonstrem preocupação com as questões extracampo que envolvem o jogador.
Os números de Soteldo pelo Grêmio em 2024
Em 2024, Soteldo disputou 41 partidas pelo Grêmio, sendo 32 como titular, marcando 7 gols e contribuindo com 4 assistências. Ao lado de Gustavo Nunes, negociado com o futebol inglês, foi o quarto atleta com mais participações em gols na equipe tricolor na temporada.