Em 2025, o Grêmio tentará manter a sua hegemonia no futebol gaúcho ao conquistar o seu oitavo título em sequência no estadual. Entretanto, o presidente Alberto Guerra quer alçar voos mais altos e sonha com outra conquista para o Tricolor no ano que vem.
O mandatário revelou que o seu grande sonho é ser campeão brasileiro. Em 2023, liderado por Luis Suárez, o Grêmio ficou com a segunda colocação, apenas dois pontos atrás do líder Palmeiras.
“É claro que a gente quer ganhar [o estadual], mas não é só o Campeonato Gaúcho que nos interessa. Nós ganhamos o estadual neste ano e fizemos uma campanha ruim no brasileiro. A gente está pensando no todo”, disse Alberto Guerra, antes de completar:
“Queremos ganhar [o Gauchão], sim, mas também não estamos desatentos a uma Sul-Americana, que agora classificamos, e um Campeonato Brasileiro, que para mim é o meu grande sonho. Ano passado nós batemos na trave”, revelou o presidente.
Campeão duas vezes, o Grêmio não conquista o título do Campeonato Brasileiro desde 1996, quando bateu a Portuguesa na grande final. Na era dos pontos corridos, o Tricolor ficou com a segunda colocação em 2008, 2013 e 2023.
Grêmio vai se reforçar para 2025?
Apesar do sonho de voltar a ser campeão brasileiro, o Grêmio não deve se movimentar no mercado em busca de jogadores estrelados ou reforços de destaque. Segundo o presidente Alberto Guerra, será um ano difícil, não só para o Tricolor, mas para a maioria dos clubes brasileiros em tempos de grandes contratações.
“A gente sabe que precisa reforçar o elenco. Sabemos que tem contratos vencendo. [Alguns] Jogadores, inclusive, encerrando a carreira como aqui já colocamos, como outros que já saíram. Então, naturalmente, nós vamos repor [as saídas]”, disse Alberto Guerra, antes de completar:
“A situação do futebol brasileiro, tirando um ou dois clubes, está todo mundo em uma condição financeira bastante difícil. Acho que vai ser um ano diferente para todos os times investirem. A gente continua trabalhando aqui de outras formas, com um financiamento estruturado do futebol para tentar, ao longo do ano, fazer investimentos no futebol”, concluiu o mandatário.