Considerado uma das gratas surpresas do Grêmio em 2023, o centroavante André Henrique chegou a uma marca negativa. Na última quinta-feira (26), o jogador de apenas 22 anos de idade completou seis meses sem entrar em campo para uma partida oficial. Seu último jogo foi no dia 26 de março, na vitória tricolor de 3×2 sobre o Caxias, pela semifinal do Campeonato Gaúcho.
Veja também: O aproveitamento do Grêmio sem Soteldo em campo
André era considerado uma opção bastante interessante para o elenco do técnico Renato Portaluppi, principalmente em momentos de maratona de jogos. Entretanto, as seguidas lesões dificultaram que o camisa 77 tricolor pudesse ser utilizado.
André completa 6 meses sem atuar pelo Grêmio
A primeira lesão sofrida por André foi no dia 28 de março, quando em uma disputa de bola no treinamento, o jogador sofreu uma entorse no tornozelo direito. Após exames, foi diagnosticada uma lesão multiligamentar no local. O atleta ficou entregue ao Departamento Médico até o dia 26 de junho.
Em seu primeiro treinamento após esta lesão, André sentiu dores na coxa esquerda. Após a realização de exames, o atleta teve confirmada uma lesão de grau 3-C no músculo reto-femoral. A previsão de parada era de aproximadamente 2 meses.
Há cerca de uma semana, André já treina normalmente com o restante do elenco no CT Luiz Carvalho. Entretanto, o ritmo de treino ainda é considerado abaixo dos demais jogadores e por isso, ainda não existe uma previsão de quando o jogador poderá ser relacionado e voltar a ser uma opção para o time.
Em 2024, André disputou 12 jogos, com 3 gols marcados e 2 assistências. Para acertar a sua compra após empréstimo junto ao Hercílio Luz, o Grêmio desembolsou 1.2 milhão de euros (R$ 6,4 milhões) por 40% dos seus direitos econômicos. Seu contrato com o clube vai até dezembro de 2026.