Em dura crítica ao que foi visto da parte violenta do protesto no CT do Grêmio na última quarta-feira, o apresentador Leonardo Meneghetti fez a sua própria manifestação na edição desta quinta do Os Donos da Bola, da TV Bandeirantes, levando ironicamente uma pedra ao vivo para o estúdio.
Ele atentou para o risco que jogadores e funcionários correram até de vida e chamou de “animais” os protagonistas das cenas violentas:
“O futebol paga salários altos no mundo inteiro. Alguns até escandalosos. Mas pagam porque o futebol permite isso. O Grêmio pode ir para a oitava divisão, que não há nada que vai justificar um ato insano e irresponsável. Imagina se a pedra atinge a cabeça de um jogador ou se acerta a tia do cafezinho?”, disse, antes de concluir:
“Alguns que atiraram pedra estavam há alguns anos celebrando Copa do Brasil, Libertadores, vitórias em Gre-Nais. Não se pode aceitar atitude que é de um animal”.
O Grêmio, que promete levar o caso até as últimas consequências querendo banir os envolvidos, soltou nota oficial sobre o protesto horas depois dos fatos:
“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense vem a público manifestar seu total repúdio aos atos de violência, balbúrdia e vandalismo promovidos por uma parcela de torcedores, no início da tarde desta quarta-feira, no Centro de Treinamento Presidente Luiz Carvalho. Importante frisar que o Clube reconhece como legítimo todo o tipo de manifestação de sua torcida, contanto que ela ocorra de forma pacífica, sem transgredir o limite do respeito e da civilidade. Práticas como as desta tarde, além de estarem em completo desalinho às normas e valores desta instituição, construídos ao longo de uma trajetória vitoriosa de quase 118 anos, de terem atentado contra a integridade física de pessoas, causado danos ao patrimônio do Clube e de terceiros, serviram apenas para tumultuar um ambiente sobre o qual estão sendo empreendidos todos os esforços necessários para que o Clube retome, o mais brevemente, o caminho digno de sua grandeza.
Informamos que diante do fato ocorrido, o Clube já está tomando todas as medidas cabíveis e reitera que não medirá esforços para coibir atos dessa natureza.”