Ir para o conteúdo principal

Qual o aproveitamento necessário para o Grêmio não cair?

O Grêmio segue sem vencer dentro do Campeonato Brasileiro. O tricolor empatou com o RB Bragantino neste domingo (15), fora de casa, e chegou aos 28 pontos na tabela, atingindo a 14ª posição da tabela. O clube ainda possui 1 jogo a menos do que seus concorrentes diretos, o que pode mudar o cenário em termos de pontuação.

Veja também: Estafe de Keylor Navas, ex-Real Madrid, aguarda por oferta do Grêmio; veja valores

Com o resultado, o tricolor segue com 38% de aproveitamento e continua próximo da zona de rebaixamento. Entretanto, qual a pontuação necessária para o clube escapar do Z-4 e garantir matematicamente a permanência na elite do futebol brasileiro.

A pontuação necessária para o Grêmio deixar a zona de rebaixamento?

De acordo com as pontuações dos times no Brasileirão de pontos corridos, ou seja, desde 2003, a média de pontos dos times que ficaram ao menos na 16ª posição do campeonato garantiram 46 pontos, ou seja, um aproveitamento de 40,3%.

Grêmio segue brigando contra o rebaixamento – Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Com isso, para garantir a pontuação mínima necessária, o Grêmio ainda precisa somar 18 pontos em 14 jogos. Neste cenário, o aproveitamento necessário será de 42,8%, ou seja, um rendimento superior ao apresentado até o momento.

Veja os próximos jogos do Grêmio:

  • 22/09 – 18h30: Grêmio x Flamengo (Campeonato Brasileiro);
  • 25/09 – 19h: Grêmio x Criciúma (Campeonato Brasileiro);
  • 28/09 – 21h: Botafogo x Grêmio (Campeonato Brasileiro);
  • 04/10 – 21h30: Grêmio x Fortaleza (Campeonato Brasileiro)

Internamente, a sequência de jogos do Grêmio é considerada essencial para os rumos do time no Campeonato Brasileiro. No 1º turno, por exemplo,

Voltar para o topo