Por conta dos incidentes no jogo contra o Bahia, em 27 de abril, o STJD decidiu punir o técnico Renato Portaluppi com a suspensão de quatro partidas no Campeonato Brasileiro. Curiosamente, nos jogos em que esteve sem a presença de seu treinador à beira do gramado, o Grêmio teve um aproveitamento de equipe que briga pelo título.
Veja também: Qual o aproveitamento do Grêmio contra os líderes do Brasileirão
Com Renato suspenso, o tricolor conquistou duas vitórias e dois empates, resultando em um aproveitamento de 66%, o mesmo do segundo colocado Palmeiras, mas inferior aos 67% do líder Botafogo.
O primeiro jogo do Grêmio após a suspensão de Renato foi contra o Bragantino, onde a equipe comandada por Alexandre Mendes, agora afastado, empatou em 2 a 2. Depois, o time gaúcho venceu o Flamengo, na Arena, pelo placar de 3 a 2 com Marcelo Salles à beira do gramado.
Por conta de um efeito suspensivo, Renato retornou no jogo atrasado da 5ª rodada contra o Criciúma, mas o Grêmio saiu derrotado por 2 a 1 frente ao seu torcedor. Com a manutenção da punição de Renato pelo STJD, o auxiliar Marcelo Salles voltou à beira do gramado para comandar o tricolor no empate em 0 a 0 fora de casa com o líder Botafogo, e na vitória por 3 a 1 sobre o Fortaleza, terceiro colocado, na Arena.
Em 2024, bastante atrapalhado pela enchente em Porto Alegre, a equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi tem um aproveitamento de 52,6% até o momento. A título de comparação, no ano de seu último rebaixamento, em 2021, o aproveitamento do clube ao término da temporada foi de 50%.
Com a conclusão da suspensão, Renato estará à beira do gramado no jogo contra o Atlético-MG, agendado para a próxima quarta-feira, às 19h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte. A partida, vale lembrar, é válida pela 6ª rodada – atrasada – do Campeonato Brasileiro.
Renato tem futuro incerto no Grêmio
Com contrato somente até o próximo mês de dezembro, o técnico Renato Portaluppi não tem permanência garantida no Grêmio para 2025. Internamente, a renovação do vínculo com o treinador divide opiniões, muito por conta da campanha ruim no Brasileirão e na Copa do Brasil e Libertadores, mas também pelo relacionamento desgastado com a torcida. A situação do treinador será definida após o término do torneio nacional.