Durante o jogo entre Grêmio e Flamengo, no último dia 26 de julho, na Arena, houve relatos de hostilidade contra os repórteres João Batista Filho, da Band, e Gustavo Berton, da ESPN, por torcedores gremistas no elevador de acesso às cabines de imprensa.
Veja também: Grêmio: Kannemann fica, reforços ainda podem chegar e Bitello na Europa
O elevador em questão é compartilhado com torcedores que usam as cadeiras do andar abaixo das cabines.
A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) emitiu uma nota de repúdio solicitando providências da empresa que administra a Arena.
Em resposta, a gestora da Arena divulgou uma nota explicando seus procedimentos em dias de jogos e afirmou que “não é viável” designar um elevador para uso exclusivo da imprensa.
Nota Oficial da Arena do Grêmio
“Em meio aos desafios que enfrentamos diariamente na busca pela excelência em oferecer um ambiente seguro, inclusivo e propício para todos, inclusive à cobertura jornalística de nossos eventos, é com respeito e atenção que salientamos algumas considerações sobre a solicitação recentemente apresentada pela Aceg.
A Arena do Grêmio, desde sua concepção, tem se firmado como um local de convivência harmoniosa, pautado pela paz e pela cooperação mútua. A relação com a imprensa é de vital importância para nós, sendo os profissionais da comunicação peças fundamentais na construção de uma narrativa fiel e enriquecedora dos acontecimentos que aqui se desenrolam.
Desejamos, antes de tudo, reiterar nosso compromisso com a inclusão e a segurança de todos os presentes em nosso estádio. Justamente por este compromisso, é que o acesso dos jornalistas já ocorre em apenas 4 elevadores à disposição da imprensa, que proporcionam acesso ao sexto nível, onde se encontram as cabines de imprensa. Vale destacar que, apesar de compartilhados com os torcedores, a relação tem sido pacífica nestes 10 anos de existência da Arena do Grêmio.
Em relação à solicitação específica de um elevador exclusivo para a imprensa, decorrente de uma situação de manifestação de um torcedor para dois jornalistas, gostaríamos de salientar que, apesar de não ser viável disponibilizar um elevador exclusivo, estamos comprometidos em aprimorar ainda mais nossas medidas de segurança e suporte, a fim de prevenir incidentes no futuro.
Afirmamos que temos a disposição de todos, seguranças e orientadores estrategicamente distribuídos por toda a Arena, sempre prontos para prevenir e evitar qualquer situação indesejável. Além disso, a equipe de comunicação da Arena, Camejo Comunicação, marca presença em todos os jogos com três profissionais envolvidos, orientando, acompanhando e circulando para facilitar o acesso dos profissionais. Agradecemos pela compreensão, colaboração e pela construção conjunta de um ambiente seguro e propício ao jornalismo de qualidade.”