Janderson está fora da temporada e não atuará mais pelo Grêmio em 2022. O atacante sofreu uma fratura em processo transverso das vértebras L3 e L4, do lado direito, durante o jogo contra o Criciúma, na última terça-feira, pela Série B.
+ Grêmio confirma lesão de dois jogadores, e titular vira desfalque para Série B
O prazo de recuperação do atacante foi estipulado em até oito semanas. Desta forma, Janderson não terá tempo hábil para voltar ao time a tempo de disputar a Série B, que neste ano será finalizada mais cedo, no início de novembro, em função da Copa do Mundo.
Diante do Criciúma, o atacante substituiu Biel, mas foi sacado ainda no primeiro tempo por conta da lesão. Com muitas dores, o jogador precisou ser carregado de maca até o vestiário do estádio Heriberto Hulse.
Janderson pode seguir no Grêmio em 2023
Contratado por empréstimo junto ao Corinthians no início deste ano, o atacante pode seguir no Grêmio para 2023 devido uma cláusula contratual. Se o tricolor conquistar o acesso à Série A, Janderson terá seu empréstimo postergado por mais um ano, até dezembro de 2023, de forma automática.
O Grêmio, vale destacar, detém 20% dos direitos econômicos do atacante. O clube ficou com uma fatia do jogador em troca do perdão de uma dívida de 500 mil euros do Corinthians pela compra de Luan, em 2019.