Jogando dentro de casa, o Grêmio venceu a equipe do Flamengo pelo placar de 3 a 2 e somou pontos valiosos na luta contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro, chegando aos 31 pontos e se afastando do Corinthians, primeira equipe dentro do Z4.
Veja também: Gols e melhores momentos de Grêmio 3×2 Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro 2024
Apesar da vitória, o Grêmio novamente sofreu gols, o que evidencia um problema que vem afetando o clube na temporada. Os gols frequentes se tornam um problema recorrente quando analisamos os números do Tricolor, tanto no recorte recente, como na temporada como um todo.
No ano de 2024, o Grêmio esteve em campo em 54 jogos e sofreu 57 gols, tendo uma média de 1,06 gols sofridos por partida. Nos últimos 10 jogos, o Tricolor sofreu 13 gols e, se pegar um recorte ainda mais recente, dos últimos 3 jogos na temporada, são sete gols sofridos (3 contra o Atlético-MG e 2 contra Bragantino e Flamengo).
Após o jogo, em entrevista coletiva, Marcelo Salles, auxiliar que substituiu Renato Portaluppi, suspenso, falou sobre o problema defensivo do clube e garantiu que os gols sofridos são consequência do futebol ofensivo praticado pelo Tricolor.
“A gente vem buscando sempre fazer os gols, independente de onde estivermos jogando. Quando se busca o gol, você corre riscos. Um descuido pode resultar no gol (do adversário)”, destacou em entrevista coletiva.
Grêmio vem sofrendo defensivamente
Hoje a dupla de zaga gremista foi composta por Kannemann e Gustavo Martins, mas Renato já deu indícios de que seus jogadores titulares no sistema defensivo são Jemerson e Rodrigo Ely, jogadores que estiveram lesionados recentemente.
Veja também: Grêmio abre conversas e fica otimista para ter Felipão em 2025
O treinador ainda conta no elenco com Pedro Geromel que, por conta da idade avançada deve se aposentar no final do ano. Renato ainda tem no plantel o defensor Rodrigo Caio, que sofreu na temporada com os problemas físicos, mas é um homem de confiança do treinador gremista.