Após a recente partida do Grêmio contra o Bahia, onde o técnico Renato Portaluppi teve uma atuação marcante à beira do campo, ao pedir que todos os jogadores do banco de reservas e sua comissão deixassem o campo de jogo antes do término da partida. Diante disso, a discussão sobre a arbitragem no futebol brasileiro ganhou destaque.
Veja também: O motivo que fez Renato citar John Textor após polêmicas em Bahia x Grêmio
Um dos comentários que chamou atenção veio de um jornalista conhecido por sua afinidade com o Internacional, rival do Grêmio. Em uma postagem em seu Instagram, Fabiano Baldasso expressou preocupação com a qualidade da arbitragem no Brasil, apesar de sua habitual rivalidade com o Tricolor.
Baldasso mencionou o comportamento de Renato, referindo-se como um “piti”, mas destacou que sua maior preocupação não era zombar da situação, mas sim abordar os problemas persistentes com os árbitros no país.
“Chamou atenção, foi o grande assunto do futebol brasileiro, o ‘piti’ do Renato Portaluppi. Eu quero falar com isso sobre vocês. Claro que a gente se diverte com Grêmio perdendo, que a gente se diverte com os pitis do Renato, mas vamos dar um passo adiante. Eu não falo especificamente do que o Renato falou (denunciou). Eu falo sobre a ruindade da arbitragem do futebol brasileiro. Não é choro de quem perdeu. Tanto que eu poderia estar aqui tirando sarro do Renato e eu não tô. Eu to preocupado”, disse o jornalista colorado.
O Grêmio já reclamou da arbitragem
O Grêmio, por sua parte, já havia expressado descontentamento com a arbitragem após o primeiro jogo do Brasileirão contra o Vasco, onde a equipe gaúcha reclamou da não marcação de dois pênaltis, um favorável ao Tricolor e outro ao Vasco, apesar das revisões pelo VAR.
Veja também: Renato fala sobre pedir demissão após Bahia x Grêmio: “Minha vontade”
Este novo incidente em partida contra o Bahia reforçou as críticas à arbitragem, ressaltando a necessidade de revisões e melhorias contínuas no sistema para garantir a justiça e a integridade dos jogos no futebol brasileiro.