Aos 40 anos, Hernán Barcos mantém a veia artilheira em dia, atualmente defendendo as cores do Alianza Lima, do Peru. O ex‑centroavante do Grêmio afirma que ainda não está pronto para se despedir do futebol e revelou qual clube mais o marcou nos seus 25 anos de carreira.
- Confira as últimas notícias do Grêmio hoje
Em entrevista ao site Globo Esporte, Barcos disse sentir‑se bem fisicamente, mas planeja jogar por mais uma temporada e pendurar as chuteiras aos 41 anos, embora admita que esse plano ainda pode mudar.
“Eu falei que vou jogar mais um ano para me preparar para parar. Porque fisicamente eu me sinto bem, ainda consigo competir, que é o mais importante. Ainda não senti que quero largar, mas falei para me preparar mentalmente e não é fácil. Vamos ver como termina o ano e aí decidir o melhor para todos”, explicou.
Em seguida, acrescentou que ainda não consegue aceitar a ideia de aposentadoria e que precisa trabalhar muito para isso:
“Ainda não entra na minha cabeça, tenho que trabalhar muito para aceitar que têm que largar um dia”.
Barcos cita clube de maior identificação na carreira
Em 2025, Barcos iniciou a sua quinta temporada defendendo o Alianza Lima, que se tornou o clube em que permaneceu por mais tempo e, fatalmente, o de maior identificação ao longo de sua carreira. “El Pirata” também fez menções honrosas a Grêmio e LDU de Quito, além do Palmeiras, que lhe rendeu uma convocação para a seleção argentina.
“Eu acho que o Alianza Lima poderia colocar no primeiro lugar por tudo que significou os anos aqui. A LDU e Grêmio são também os que mais me marcaram na carreira. E o plus no Palmeiras, que deu a chance de estar na seleção argentina”, afirmou.
Barcos tornou-se ídolo do Alianza Lima, equipe que defende desde 2021. Por lá, soma 151 jogos, 66 gols e 24 assistências. Na atual temporada, é o artilheiro da Copa Libertadores com 4 gols.
Pelo Grêmio, entre 2013 e 2015, o centroavante argentino disputou 112 jogos, marcou 45 gols e deu 7 assistências.