A noite da última terça-feira foi marcada pela atuação de ex-jogadores do Grêmio como protagonistas na Copa Libertadores, com direito à eliminação precoce do Boca Juniors, de Marchesin, e ao gol de Hernán Barcos, velho conhecido da torcida gremista.
- 📰 Confira as últimas notícias do Grêmio hoje
Em partida disputada na Bombonera, o Boca Juniors venceu o Alianza Lima por 2 a 1, após ter perdido o primeiro jogo, no Peru, por 1 a 0. O gol da equipe peruana foi anotado aos 19 minutos do primeiro tempo pelo centroavante argentino Barcos, que defendeu o Grêmio entre 2013 e 2015.
🔮✨ Pirata mágico! A cabeçada certeira de Barcos para marcar pelo @ClubALoficial pela CONMEBOL #Libertadores!#AMagiaAcontece @CocaCola_br pic.twitter.com/16PabrObkb
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) February 26, 2025
Do lado do Boca Juniors, Marchesin foi um dos destaques ao longo do jogo, fazendo defesas importantes. Ainda assim, causou polêmica ao pedir para ser substituído pelo técnico Fernando Gago minutos antes do apito final, ficando de fora da disputa por pênaltis.
Em 2024, o Grêmio foi eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores nas disputa de pênaltis, com o Marchesín não defendendo nenhuma das cobranças.
Ontem pelo Boca, Marche pediu pra sair antes das penalidades, resultado?
Boca ELIMINADO. Não vai jogar a Libertadores e nem a… pic.twitter.com/Jxr46RRIkH
— Soccer News Grêmio (@soccergfbpa) February 26, 2025
Nas cobranças alternadas, o Alianza Lima, de Barcos, converteu as suas cinco batidas, enquanto o Boca Juniors desperdiçou a última e se despediu da Copa Libertadores ainda na segunda fase, ficando de fora tanto da fase de grupos quanto da Copa Sul-Americana.
Já o Alianza Lima, de Hernán Barcos, garantiu vaga na terceira fase, na qual enfrentará o Deportes Iquique, do Chile, para decidir quem avança à fase de grupos da Copa Libertadores.

Marchesin e Barcos
Aos 36 anos, Marchesin optou por deixar o Grêmio para realizar o sonho de disputar a Copa Libertadores pelo clube de seu coração, o Boca Juniors. O time argentino desembolsou cerca de 9,5 milhões de reais para pagar a multa rescisória junto ao Tricolor.
Já Hernán Barcos, atualmente com 40 anos, é um dos principais jogadores do Alianza Lima, clube que defende desde 2021. Pelo Grêmio, entre as temporadas de 2013 e 2015, disputou 112 partidas e marcou 45 gols.