A rivalidade entre Grêmio e Internacional ganhou mais um capítulo polêmico, desta vez envolvendo críticas à arbitragem do Campeonato Gaúcho. O presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, fez declarações contundentes contra o Grêmio e seu técnico, Renato Portaluppi, acusando-os de tentar influenciar os árbitros e de fazer comentários inapropriados sobre a integridade do campeonato.
Veja também: Grêmio: Como assistir ao sorteio da fase de grupos da Libertadores
Segundo Barcellos, “O problema não é reclamar, até porque erros acontecem. O problema é fazer isso sistematicamente, sem nenhum critério. A cada jogo aumentam a pressão [sobre os árbitros], o Grêmio está pressionando a arbitragem. Faz umas sete rodadas que estão questionando o Campeonato Gaúcho e não acontece nada [punições e afins]. Por exemplo, a entrevista do Antônio Brum [disse que não vão tirar o Grêmio na ‘mão grande’ do Gauchão], ninguém fez nada, ele foi absolvido. Esse tipo de declaração está minando a competição”, disse o presidente colorado.
Grêmio se sentiu prejudicado pela arbitragem contra o Caxias
O Grêmio manifestou insatisfação com a arbitragem durante o jogo contra o Caxias, pontuando o erro na marcação de impedimento que acreditam ter prejudicado o time.
Veja também: Renato revela “briga diária” e quer que centroavante do Grêmio engorde mais
A equipe tricolor argumenta que o lance, inicialmente sinalizado como impedimento, gerou confusão no campo, levando a discussões entre os jogadores e a equipe de arbitragem. Apesar do consenso aparente sobre a validade do impedimento, a decisão final acabou não favorecendo o Grêmio, o que, segundo o clube, impactou o desenvolvimento e o resultado do jogo.