Após o Presidente da República, Jair Bolsonaro, ter afirmado no início da semana que consultou um treinador do Rio Grande do Sul sobre a retomada do futebol, o Chefe de Estado confirmou a informação publicada no Gremistas.Net: o consultor era Renato Portaluppi.
Em entrevista a Rádio Guaíba, Bolsonaro, que esteve em Porto Alegre nesta quinta-feira para cumprir agenda presidencial, falou abertamente sobre o tema. Citou o treinador gremista e os motivos do contato.
“Em momento nenhum eu falei para a imprensa que havia entrado em contato com o Renato (Portaluppi), mas dessa vez eu falo: eu liguei para ele. Queria informações de como estão os jogadores, e sua opinião sobre o assunto”, disse antes de prosseguir: “Até falei para o Renato, que mesmo com o estádio fechado a decisão é dos jogadores, até porque não sou eu que vou decidir isso. Até porque tem muita gente que é favorável ao retorno”.
Apesar do desejo do Presidente para a volta das competições, o assunto é tratado com muita cautela pela CBF. Os clubes estão se reunindo e discutindo as possibilidades.
No Rio Grande do Sul, o Governador do Estado, Eduardo Leite, sinalizou positivamente para uma retomada durante entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira. O Grêmio, por sua vez, aguarda o aval da Prefeitura de Porto Alegre.