O Campeonato Brasileiro está repleto de nomes importantes do futebol mundial e, com o retorno de Neymar ao Santos, o seleto grupo de jogadores que já estiveram em uma Copa do Mundo e que disputarão a competição em 2025 aumentou. No Grêmio, dois atletas já participaram do torneio mais importante do futebol mundial.
- 📰 Confira as últimas notícias do Grêmio hoje
O Grêmio conta com dois atacantes que já atuaram em uma Copa do Mundo: Braithwaite, da Dinamarca, que disputou as edições de 2018 e 2022, na Rússia e no Catar, respectivamente, e o argentino Cristian Pavón, que jogou em 2018, na Rússia.
No total, segundo levantamento dos canais ESPN, 34 jogadores que atuam por clubes da Série A deste ano já tiveram a experiência de disputar uma Copa do Mundo. Desses, 22 participaram da edição mais recente, em 2022, incluindo Neymar. A Seleção Brasileira é a mais representada na lista, com 16 atletas.
Além do Brasil, outros países também têm jogadores na elite do futebol nacional: Uruguai (7), Equador (5), Argentina (2), Colômbia (1), Holanda (1), Dinamarca (1) e Portugal (1). Entre os clubes, o Flamengo lidera com o maior número de atletas que já jogaram um Mundial, somando oito jogadores.
Ao todo, 14 dos 20 clubes da Série A contam com pelo menos um jogador que já disputou uma Copa do Mundo. Red Bull Bragantino, Sport, Mirassol, Ceará, Juventude e Vitória são os únicos que, até o momento, não têm nenhum jogador com passagem por Copa do Mundo.
Com dois jogadores do Grêmio, veja a lista de atletas que já disputaram uma Copa do Mundo:
- Atlético-MG (3): Alan Franco, Hulk e Bernard
- Bahia: (2) Santiago Arias e Éverton Ribeiro
- Botafogo (1): Alex Telles
- Corinthians (2): Memphis Depay e Félix Torres
- Cruzeiro (2): Cássio e Fagner
- Flamengo (8): Varela, Viña, Arrascaeta, Danilo, Pedro, Alex Sandro, Plata e De La Cruz
- Fluminense: (2) Thiago Silva e Canobbio
- Fortaleza (1): David Luiz
- Grêmio (2): Braithwaite e Pavón
- Internacional (3): Rochet, Mercado e Valencia
- Palmeiras (2): Weverton e Facundo Torres
- Santos (1): Neymar
- São Paulo (4): Arboleda, Cédric Soares, Luiz Gustavo e Oscar
- Vasco (1): Philippe Coutinho