O Grêmio recebe o Fluminense às 16h deste domingo, no Centenário, em Caxias do Sul. A partida marca o retorno do time ao Rio Grande do Sul após 40 dias longe do estado. Grêmio e Fluminense estão nas duas últimas posições do Campeonato Brasileiro, tornando o confronto um duelo direto para sair da zona de rebaixamento.
Veja também: Grêmio procura na América do Sul, mas centroavante considerado o “ideal” está na Europa
Além da importância no contexto do Brasileirão, a partida também serve como uma prévia dos duelos das oitavas de final da Conmebol Libertadores, marcados para agosto. Atualmente, o Grêmio ocupa a 19ª posição na tabela, com sete pontos em 10 jogos disputados, enquanto o Fluminense está na última colocação, com seis pontos em 12 partidas. Quem perder o confronto terminará a 13ª rodada na lanterna da competição.
A delegação gremista, que foi recebida com protestos no hotel em Caxias do Sul, experimentou um clima de cobrança da torcida. Um grupo de torcedores levou faixas com cobranças aos jogadores e dirigentes. Uma das faixas dizia: “O apoio não se termina, a paciência sim. Elenco vagabundo”. Outra faixa pedia a saída do vice de futebol, Antônio Brum. Alguns torcedores arremessaram objetos no ônibus dos jogadores, e a Brigada Militar dispersou a multidão com disparos de bala de borracha. Jogadores foram vaiados no desembarque do ônibus.
A nova casa do Grêmio
O técnico Renato Portaluppi comentou sobre a volta ao Rio Grande do Sul: “Só jogamos fora de casa. A partir de domingo teremos o carinho do torcedor. Agora é uma nova era. Bola pra frente. Continuar o trabalho e a partir de domingo o Grêmio vai voltar a conseguir as vitórias”, disse Renato após o empate contra o Atlético-GO.
Veja também: Dois jogadores argentinos foram oferecidos ao Grêmio
Enquanto a Arena do Grêmio está em reformas, o Centenário e Caxias do Sul serão a nova casa do time. Serão cinco jogos seguidos na serra gaúcha, quatro deles como mandantes. Espera-se que essa sequência de jogos na serra marque uma “nova era” para o time.
Nas próximas semanas, o Grêmio espera a volta de jogadores convocados para a Copa América e a chegada de reforços, visando melhorar seu desempenho no Campeonato Brasileiro e na Libertadores.