O Grêmio se tornou um dos primeiros clubes a garantir vaga na Copa do Brasil de 2024, após ter assegurado sua presença nas semifinais do Campeonato Gaúcho.
+ 16 anos e multa de R$ 277 milhões: joia da base do Grêmio será observada por Renato
A conquista não é para qualquer um, uma vez que clubes importantes da Série A do Brasileirão, como Corinthians e Santos, ainda lutam para obter uma vaga na próxima edição do torneio.
A vaga na Copa do Brasil de 2024 se tornou mais concorrida a partir de dezembro do ano passado, quando a CBF anunciou mudanças nos critérios de classificação para o torneio. Agora, serão 92 participantes, com 80 vagas distribuídas entre as federações estaduais. As outras 12 vagas ficarão com os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B do Brasileirão e com as equipes classificadas para a Copa Libertadores. Se ainda sobrarem vagas, elas ficarão com as equipes melhor classificadas na Série A do Brasileirão.
Eliminados antes das semifinais do Campeonato Paulista, Corinthians e Santos ainda têm opções para participar da Copa do Brasil de 2024. Eles podem jogar a Copa Paulista e vencê-la, ser o campeão da Copa do Brasil 2023 ou terminar o Brasileirão dentro da zona de classificação à Libertadores ou, no caso do Corinthians, ser o campeão da Libertadores 2023.
Classificados na Copa do Brasil via Gauchão
Por enquanto, Grêmio, Internacional, Caxias e Ypiranga estão garantidos, via Gauchão, na Copa do Brasil de 2024. O Rio Grande do Sul ainda tem outra vaga no torneio nacional, que pode ser dada ao campeão da Copa FGF ou então ao vencedor da Série A2, a segunda divisão do Campeonato Gaúcho.