O planejamento do Grêmio e do técnico Renato Portaluppi era de uma importante melhora na campanha da temporada com a retomada dos jogos da equipe atuando como mandante na Arena, mas a volta para casa causou, justamente, o efeito contrário.
Veja também: Histórico indica problemas para o Grêmio em decisão contra “touca” neste sábado; entenda
A Arena voltou a receber partidas do Grêmio em 1º de setembro. Desde então, somente pelo Campeonato Brasileiro, foram oito jogos com apenas duas vitórias, dois empates e quatro derrotas, resultando em um aproveitamento modesto, de somente 33%.
Por outro lado, o recorte dos últimos oito enfrentamentos do Grêmio antes do retorno à Arena, entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, indicam uma campanha bastante superior, de quatro vitórias, dois empates e duas derrotas – ocasionando um aproveitamento de 58%.
Em se tratando do recorte de oitos jogos pré-retorno à Arena, mas somente contabilizando partidas do Brasileirão, o retrospecto é ainda melhor, com cinco vitórias, um empate e duas derrotas, elevando o aproveitamento para 66%, que no torneio, é inferior apenas aos 67% do líder Botafogo.
Quanto a campanha do Grêmio somente na Arena desde a volta do estádio, os números também não empolgam. São quatro jogos com duas vitórias e duas derrotas (50%).
Pré-Arena (8 jogos anteriores contando todos os torneios) | Pré-Arena (8 jogos anteriores no Brasileirão) | Pós-Arena (somente os 8 jogos disputados pelo Brasileirão) | Na Arena (4 jogos) |
4 Vitórias, 2 Empates, 2 Derrotas – (58%) | 5 Vitórias, 1 Empate, 2 Derrotas – (66%) | 2 Vitórias, 2 Empates, 4 Derrotas – (33%) | 4 Jogos, 2 Vitórias, 2 Derrotas – (50%) |
Grêmio recebe o “touca” Atlético-GO para tentar melhorar retrospecto
Neste sábado, às 16h30, recebendo o lanterna Atlético-GO, o Grêmio tem a chance de melhorar o seu retrospecto desde a retomada da Arena. A equipe goiana, no entanto, costuma complicar para o tricolor e já ganhou, inclusive, o status de “touca”, como mostra o histórico recente.
Em temporada onde foi bastante atrapalhado pelas enchentes que atingiram o RS, o Grêmio faz campanha ruim no Campeonato Brasileiro, onde ocupa a 13ª colocação com 35 pontos – três a mais que o Corinthians, primeira equipe da zona de rebaixamento.