Com as atenções totalmente voltadas para o Campeonato Brasileiro após a eliminação na Copa do Brasil, o Grêmio direciona o olhar para o passado, mais especificamente para 2010. Naquele ano, sob o comando de Renato Portaluppi, o Tricolor realizou um segundo turno impressionante no Brasileirão, marca que serve como referência no atual desafio.
Veja também: Grêmio enfrenta Santos no Brasileirão com novidades no time titular
De acordo com o presidente Alberto Guerra, se conseguir repetir a campanha, o Grêmio lutará pelo título com o Botafogo neste ano.
“Sabemos que é difícil, por isso citei o exemplo de 2010. Se fizer 43 pontos de novo, repetir aquela campanha, com 33 e um jogo a menos, acho que brigamos pelo titulo, ainda que o Botafogo tenha arrancado essa diferença. Enquanto tiver chance, vamos lutar pelo título, sim”, disse Guerra após a eliminação para o Flamengo.
O Grêmio ocupa o terceiro lugar no campeonato neste momento, com 20 jogos pela frente para encerrar a maratona em busca do título. No entanto, a distância de 14 pontos para o Botafogo, atual líder com 47 pontos, constitui um desafio a ser superado.
Veja também: Grêmio: Novidades contra o Santos, Renato na boa com Suárez e novo objetivo
Na campanha de 2010 no Brasileirão, o Grêmio conseguiu marcar 43 pontos no returno, o que resultou no clube terminando o torneio em quarto lugar na tabela e garantindo uma vaga na pré-Libertadores do ano seguinte. A situação atual requer que o time gaúcho conduza um segundo turno com desempenho semelhante ou superior, além de esperar por um deslize do Botafogo.
Grêmio inicia caminhada no segundo turno contra o Santos
O próximo desafio do Tricolor será contra o Santos, na abertura do returno, neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro. Mas, além do Botafogo, o Grêmio enfrenta a competição de outros times no topo da tabela, como Palmeiras e Fluminense. A campanha de 2010 é, portanto, uma inspiração, mas os desafios para o Grêmio são diferentes e igualmente intensos.
Com informações: Globo Esporte