“Talvez nem este ano”. Cauteloso e pessimista, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr, avaliou em que momento será possível retomar as partidas de futebol na cidade. Em entrevista à Rádio Gaúcha, ele não descartou um 2020 sem mais bola rolando na capital gaúcha.
Apesar da pandemia de coronavírus seguir assustando a população, um novo decreto local liberou a volta das atividades físicas em clubes profissionais sem contatos. Assim, Grêmio e Inter se reapresentam nesta semana.
“Não sou especialista em futebol, mas são 22 pessoas, em uma atividade de alto contato, com transpiração, onde a troca de gotículas salivares não é recomendável para a proteção dos próprios atletas. Mas cada agonia no seu dia. Temos uma estrutura que hoje é suficiente para atender à demanda, mas vamos atualizando. Não vou ser definitivo”, avaliou o político, antes de acrescentar:
“Não me parece que haverá (jogos), de alguma forma, talvez nem neste ano. Mas, se ocorrer, vai ser mais para o fim do ano o reinício de atividades competitivas que exijam contato físico. Não me parece que seja uma realidade breve”.
Na próxima terça-feira, a Federação Gaúcha de Futebol se reunirá com o governador Eduardo Leite. Deste encontro, possivelmente sairá um rumo para a sequência do Gauchão, que parou ainda em março no início do returno.