A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, no início da tarde desta segunda-feira (6), uma importante mudança no regulamento da Copa do Brasil, que passará a valer a partir desta edição de 2025. A alteração afeta diretamente o Grêmio e as demais equipes que disputarão o torneio desde a fase inicial.
A mudança no regulamento da Copa do Brasil que afeta o Grêmio
- A partir de agora, as partidas da primeira e segunda fases que terminarem empatadas serão decididas nos pênaltis.
- Antes, em caso de empate, a regra previa a classificação automática do time visitante, de melhor posição no ranking de clubes da CBF.
- A alteração no regulamento favorece as equipes menores e aumenta a possibilidade de “zebras” nas fases inicias da Copa do Brasil.
- Em suma, para que o Grêmio avance da primeira para a segunda fase e, da segunda para a terceira, terá de vencer o adversário fora de casa no tempo regulamentar ou, então, sair vitorioso na disputa por pênaltis.
- Fora da Copa Libertadores, o Grêmio disputará a Copa do Brasil desde a primeira fase em 2025.
- A estreia gremista na competição, ainda sem data definida, está prevista para a semana do dia 19 de fevereiro.
Possíveis adversários na estreia
- A CBF ainda irá sortear os jogos da primeira fase, mas o Grêmio, presente no Pote A, já sabe que enfrentará um dos seguintes times do Pote E:
- Souza, da Paraíba; Tocantinópolis, do Tocantins; Maringá ou Cascavel, ambos do Paraná; Pouso Alegre, de Minas Gerais; ASA, de Alagoas; União Rondonópolis, do Mato Grosso; Porto Velho, de Rondônia; ou Sergipe.