A CBF anunciou nesta terça-feira (7) que os jogos dos times do Rio Grande do Sul foram adiados por um período de 20 dias, considerando o agravamento das enchentes que afetaram o estado. Na Série A, a medida impacta Grêmio, Internacional e Juventude, mas também abrange outros campeonatos organizados pela entidade.
Veja também: Ex-Grêmio, Giuliano não vê clima para futebol e sugere medida para CBF
Na última rodada do Brasileirão, o Grêmio já havia tido sua partida contra o Criciúma adiada. O confronto deveria ter ocorrido no último domingo (5) na Arena. Agora, a CBF ampliou a suspensão para mais competições, devido ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul. Além disso, o aeroporto Salgado Filho permanecerá fechado por um mês, limitando a logística de deslocamento.
A suspensão também afeta os times gaúchos que participam das séries C e D do Brasileirão, além das três divisões do Campeonato Brasileiro Feminino, do Brasileiro Masculino Sub-20 e do Feminino Sub-20. No entanto, como não há times do estado na Série B do Brasileirão, essa competição segue sem alterações.
Suspensão dos jogos do Grêmio vale apenas para competições nacionais
A suspensão dos jogos dos clubes gaúchos é válida apenas para competições nacionais organizadas pela CBF. No entanto, os torneios continentais, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, dependem de decisões da Conmebol.
Veja também: Fotos da suposta nova camisa do Grêmio vazam nas redes sociais
Vale lembrar que a partida entre Grêmio e Huachipato, marcada inicialmente para esta quarta-feira (8), foi adiada pela Conmebol. O Grêmio permanece em Porto Alegre, sem treinos presenciais, e forneceu aos jogadores uma cartilha de exercícios e orientações alimentares para manter a forma física durante a paralisação. Ainda não há previsão de retorno aos treinamentos presenciais.