Poucas horas após o empate por 1 a 1 entre Grêmio e Internacional, na Arena, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, a CBF divulgou o áudio da conversa entre o árbitro Bráulio da Silva Machado e a equipe do VAR, que analisou um possível pênalti para o Tricolor nos minutos finais.
- Confira as últimas notícias do Grêmio hoje
No lance em questão, Aravena recebeu a bola na área e foi deslocado pelo lateral‑direito Aguirre, do Inter. De frente para a jogada, Bráulio não marcou infração. Já o árbitro de vídeo, Wagner Reway, recomendou a revisão porque percebeu um “contato que pega na perna”.
Para Bráulio, contudo, houve apenas um choque “cadeira com cadeira” (cintura com cintura), típico de disputa de bola, sem falta para o Grêmio.
Confira o diálogo:
VAR: “Vem dar uma olhada na jogada por favor, tem um contato que pega na perna, ok?”.
Árbitro: “Tem um contato lateral… os dois jogadores tentando jogar bola, tem um contato de cadeira com cadeira. Eu quero ver na velocidade normal, estou angulado vendo lance e até agora não vi nada diferente… estou voltando com tiro de meta para o Inter”.
#Grêmio l A CBF divulgou o áudio do VAR do lance de pênalti em Aravena no Gre-Nal.
Equipe de VAR viu contato faltoso na perna, mas o árbitro de campo entende “que os dois estão tentando jogar bola.”
🎥 CBF / Divulgação pic.twitter.com/kiXOeeoIIW
— Talis Andrey de Mello (@MelloTalis) April 20, 2025
Grêmio promete medida contra o árbitro após erro
Em entrevista coletiva depois do clássico, o presidente Alberto Guerra afirmou que o Grêmio vai protocolar nova reclamação formal à CBF contra a atuação de Bráulio da Silva Machado.
“A gente vai fazer uma reclamação formal mais uma vez, pois é o mínimo que podemos fazer”, disse Guerra, antes de acrescentar: “Quero deixar muito claro que nunca faltou reclamação do Grêmio diária ou semanal quando possível. O que a gente não faz é tornar público pois tu expõe o outro lado. Acredito que a CBF também não goste dos erros que veem dos seus árbitros”, afirmou o presidente do Grêmio.