Após a realização das partidas atrasadas do Campeonato Brasileiro na última quinta-feira, todas as equipes agora estão igualadas com 34 jogos, permitindo uma análise mais precisa das possibilidades do Grêmio no torneio.
Veja também: Como ficou a tabela do Brasileirão para o Grêmio após os jogos atrasados
O tricolor, atualmente na quarta posição com 59 pontos, possui 7,3% de chances de conquistar o título do Brasileirão, segundo cálculos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Palmeiras, líder do campeonato com 62 pontos, é o favorito ao título, com uma chance de 53% de levantar o troféu. O Botafogo segue como vice-líder com 61 pontos e uma probabilidade de 23,8%, enquanto o Flamengo, em terceiro com 60 pontos, tem 8,4% de chances. O Red Bull Bragantino, em quinto lugar com 59 pontos, também está na disputa, tendo 6,4% de chances de vencer o campeonato.
Grêmio (quase) garantido na Libertadores
Enquanto as possibilidades de título são modestas, as chances do tricolor de se classificar para a Copa Libertadores são excepcionalmente altas.
Veja também: Grêmio: Meia que será devolvido, condição para Ferreira sair e Suárez surpreso
De acordo com a UFMG, o Grêmio tem 99,53% de probabilidade de garantir uma vaga na competição continental, seja diretamente na fase de grupos ou na fase pré-Libertadores.
O próximo desafio do Grêmio no Brasileirão será contra o Atlético-MG em Belo Horizonte, no próximo domingo, às 16h. Este jogo será crucial para o Grêmio manter suas aspirações na competição e solidificar sua posição para a classificação na Libertadores.