O Grêmio pode colher os frutos da negociação do lateral-direito Vanderson com o Monaco, da França. O atleta, que se transferiu para o time europeu no início do ano passado, vêm mostrando ótimo desempenho e chegou a ser convocado para a seleção brasileira devido às suas atuações destacadas.
Veja também: Ex-Grêmio, Borja marca golaço sem querer pelo River Plate
Pelas cláusulas do contrato estabelecido entre as duas equipes, o Monaco terá que desembolsar 1 milhão de euros ao Grêmio caso conquiste uma vaga na Champions League e Vanderson participe de pelo menos 60% dos jogos da temporada. Considerando que o jogador ainda tem três anos de contrato com o clube francês, a quantia pode chegar a um total de 3 milhões de euros (R$ 15,5 milhões), caso a condição seja cumprida em todas as temporadas.
O desempenho do Monaco no Campeonato Francês atualmente é animador, liderando a competição com 11 pontos conquistados. Dessa forma, a possibilidade de classificação para a Champions League é vista com otimismo não apenas pelos torcedores do Monaco, mas também pelo Grêmio.
Além dessa cláusula, o contrato também prevê que, em caso de lucro do Monaco com uma futura venda de Vanderson, o Grêmio ficará com 10% desse valor adicional.
Grêmio de olho nas finanças
A situação financeira do Grêmio é uma preocupação, e o clube tem se empenhado em arrecadar valores por meio de negociações. Recentemente, o tricolor concretizou a venda de Bitello para o Dinamo de Moscou, da Rússia, por 10 milhões de euros, dos quais 7 milhões ficarão para o Grêmio.
Veja também: Crítico ferrenho de Renato, Souza, ex-Grêmio, fica livre no mercado
Mathias Villasanti, volante paraguaio, é outro nome do plantel gremista que vem se destacando e pode ser um potencial ativo para futuras negociações. O atleta vem sendo observado por equipes do futebol europeu, em especial clubes da Itália, devido à sua excelente performance pelo Imortal neste ano.