Desde a oficialização da saída de Renato Portaluppi, o Grêmio está analisando o mercado em busca de um novo treinador. Além disso, intermediários têm apresentado nomes que poderiam assumir a equipe a partir de 2025. Entre eles, foi oferecido Cléber Xavier, ex-auxiliar da Seleção Brasileira.
Cléber Xavier, que trabalhou ao lado de Tite por mais de 20 anos, decidiu iniciar sua trajetória como técnico de futebol. Seu nome foi sugerido à diretoria do Grêmio, mas foi rapidamente descartado como opção para substituir o ídolo Renato.
Aos 60 anos, Cléber Xavier acumula uma vasta experiência como auxiliar técnico, mas não efetivamente como treinador, tendo acompanhado Tite em diversos clubes, incluindo uma passagem pelo Grêmio entre 2001 e 2003, período que culminou na conquista da Copa do Brasil. Ele também trabalhou no Corinthians, Internacional, Seleção Brasileira e, mais recentemente, no Flamengo.
Durante sua carreira como auxiliar técnico, participou de conquistas como a Copa Sul-Americana, em 2008, o Mundial de Clubes, em 2012, o Campeonato Brasileiro, em 2011 e 2015, e a Copa América, em 2019, além da participação em duas Copas do Mundo, em 2018 e 2022.
Grêmio define o perfil do treinador que busca para 2025
Contratar um técnico inexperiente ou com pouca bagagem não faz parte dos planos do Grêmio. O clube relembra os três treinadores que substituíram Renato em 2011, 2013 e 2021, todos com perfis emergentes, mas que não obtiveram sucesso.
Desta vez, o Grêmio procura um técnico de maior experiência e liderança, capaz de substituir Renato no comando do vestiário, além de transmitir segurança e confiança aos torcedores em um momento de crise. Ter conhecimento do futebol gaúcho será considerado um diferencial, já que o clube sonha com a conquista do octa do Campeonato Gaúcho em 2025.
Em tempo, vale destacar que nos últimos dias o Grêmio fez sondagens por Tite e Hernán Crespo, mas ambos descartaram trabalhar no clube neste momento pois aguardam ofertas do futebol europeu.