O lateral-direito Vanderson, ex-Grêmio, pode trocar de clube ao término da temporada europeia. O jogador interessa ao Napoli, da Itália.
Veja também: Corinthians busca saída de Pedro Raúl, alvo antigo do Grêmio, e impõe única condição
Vanderson seria um pedido do técnico italiano Antonio Conte, que é um grande admirador do futebol do lateral-direito. O treinador foi anunciado pelo Napoli na última quarta-feira e apontou os primeiros reforços que quer para a temporada 2024/25.
As conversas ainda estão no início. Em um primeiro momento, o Napoli se assustou com a pedida do Monaco, que exige 30 milhões de euros, cerca de R$ 170 milhões, para liberar Vanderson. O salário recebido pelo ex-gremista na equipe francesa também causou espanto nos dirigentes italianos.
No Napoli, o técnico Antonio Conte pretende utilizar Vanderson de forma avançada, por dentro, em uma formação 3-5-3. A contratação do lateral seria essencial para o esquema funcionar.
Grêmio pode lucrar com transferência de Vanderson na Europa
Se a negociação entre Monaco e Napoli ocorrer, o Grêmio pode ganhar um bom dinheiro com a transferência. Quando vendeu Vanderson para o Monaco, ficou acordado que 10% do lucro de uma futura negociação do jogador na Europa seria repassado ao Grêmio. Esse mecanismo é chamado de “mais valia”.
Veja também: Jogador do Peñarol justifica preferência por duelo contra o Grêmio nas oitavas da Libertadores
Como Vanderson foi vendido por 11 milhões de euros ao Monaco, qualquer valor acima disso deve ter 10% repassado ao Grêmio. Se o Napoli pagar os 30 milhões de euros que o Monaco está pedindo pelo jogador, o Grêmio receberia 1,9 milhão de euros, aproximadamente R$ 10,8 milhões, conforme a cotação atual.