A disputa da Copa América, que acontece entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos, vai impactar o Grêmio e outros clubes brasileiros que devem perder jogadores no Brasileirão, uma vez que a competição não será interrompida ao longo do período.
Veja também: Paulo Caleffi detona Douglas Costa após suposta “alfinetada” do jogador ao Grêmio
Clubes brasileiros protocolaram um pedido para que o Campeonato Brasileiro fosse pausado durante a Copa América, sendo eles: Athletico-PR, Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo, Fluminense, São Paulo, Botafogo, Vasco, Red Bull Bragantino, Internacional, Corinthians e Criciúma.
O pedido foi negado e as datas mantidas, com isso, ao que tudo indica, os clubes terão seus jogadores até a nona rodada e, depois disso, ficam ausentes por até 9 jogos, dependendo do desempenho de cada seleção.
Entre os duelos que o Tricolor deve perder seus jogadores, está o clássico Gre-Nal, que acontece na 11ª rodada do Brasileirão, na Arena. Além desse confronto, o clube gaúcho deve perder seus jogadores nas seguintes rodadas:
- Fortaleza x Grêmio
- Atlético-GO x Grêmio
- Grêmio x Fluminense
- Grêmio x Palmeiras
- Juventude x Grêmio
- Grêmio x Cruzeiro
- São Paulo x Grêmio
- Grêmio x Vitória
Os jogadores que o Grêmio deve perder
Entre os nomes que Renato deve perder neste período, um é praticamente certo: Villasanti. O volante é um dos principais nomes da seleção do Paraguai e, sem dúvidas, será convocado para o torneio. Carballo, se recuperando de lesão, ainda é dúvida.
O jogador não estreou na temporada e o clube vem adotando cuidado com o retorno do volante. Figura frequente na seleção do Uruguai, o atleta ainda não é uma presença confirmada na Copa América.
Veja também: Funcionários do Grêmio reclamam de “assédio moral” após nova cartilha de recomendações da direção
Cristaldo, que está em processo de naturalização para se tornar paraguaio, é outro jogador que pode desfalcar a equipe. O meia pode ser uma das novidades do Paraguai para esse torneio, no entanto, essa possibilidade ainda está no campo da especulação.