O Grêmio recebeu o América de Cali, na Arena, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. O resultado terminou com 1 a 1 no placar e, com a derrota do Internacional, o tricolor se manteve como líder do grupo.
Primeiro tempo
A primeira etapa foi de muito estudo entre as equipes e com poucas oportunidades reais de gol.
A melhor oportunidade foi aos 25 minutos em cobrança de falta de Lucas Silva, que finalizou forte e levou perigo ao gol do América de Cali. No demais, a primeira etapa foi de tranquilidade para os dois goleiros.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Grêmio começou com duas alterações no Grêmio, com a entrada de Luiz Fernando e Isaque ao time titular, com a saída de Orejuela e Lucas Silva do time.
As mudanças surtiram efeito logo no começo de partida, com o Grêmio pressionando o América de Cali. Aos 5 minutos, Luiz Fernando foi derrubado dentro da área e o pênalti foi marcado.
Na cobrança, Robinho finalizou forte e rasteiro no canto esquerdo, para defesa do goleiro Graterol. Na reposição do pênalti perdido, o ataque do América de Cali foi rápido e abriu o placar em gol contra de Kannemann.
O Grêmio foi pra cima e tentou o gol de empate a todo o custo. A primeira chance real veio com Everton, aos 27 do segundo tempo. Na jogada Diego Souza cruzou na área para Everton, que cabeceou, sozinho, para fora.
Ao final da partida Kannemann recebeu o segundo cartão amarelo, foi expulso e será desfalque do Grêmio no primeiro jogo das oitavas da Libertadores.
A derrota foi evitada com um pênalti marcado a favor do Grêmio no último minuto de partida. Diego Souza cobrou e empatou a partida. Após o gol, o árbitro terminou a partida
O próximo compromisso do tricolor será no final de semana contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, domingo às 18h15.