O Grêmio começou com o pé direito a final do Campeonato Gaúcho com vitória na primeira partida. O placar foi de 2 a 0 com gols marcados por Pepê e Éverton.
O primeiro tempo começou com o gol do Pepê logo no começo da partida após bela jogada de Isaque. O camisa 25 do Grêmio recebeu dentro da área e deslocou Marcelo Pitol para abrir o placar.
Na primeira etapa teve duas chances de gol, uma para cada lado. Com o Grêmio, a jogada foi de Matheus Henrique, que achou Jean Pyerre, o meia bateu forte e obrigou Pitol a fazer boa defesa.
Pouco depois, o Caxias chegou com Diogo Oliveira que limpou a jogada e achou Ivan que soltou a bomba, Vanderlei fez boa defesa para o Grêmio.
Na segunda etapa, o jogo foi atrasado por falta de luz no estádio Centenário. Logo no começo do segundo tempo o tricolor tem uma notícia ruim e preocupante: Pepê foi substituído com dores na coxa esquerda. Éverton entrou na equipe em seu lugar.
Na segunda etapa o Caxias marcou mas não valeu. O gol de falta de Ivan teve revisão no VAR e impedimento assinalado na jogada.
O segundo gol do Grêmio foi uma pintura de Éverton, novo reforço do tricolor. Após cobrança de escanteio de Jean Pyerre, a zaga do Caxias afasta. O rebote fica com Éverton, que chuta de primeira com força e acerta o ângulo.
O árbitro concedeu 10 minutos de acréscimos na segunda etapa. O jogo, porém, terminou com o 2 a 0 no placar e uma boa vantagem do Grêmio para o jogo de volta que acontece no domingo (30), na Arena do Grêmio.
Cartões amarelos
Grêmio: Matheus Henrique, David Braz
Caxias: Carlos Alberto