O Gauchão 2025 foi definido nesta sexta-feira (22), em evento que aconteceu na sede da FGF, com um novo regulamento que prevê menos jogos e menos datas também. O Grêmio, assim como os demais clubes participantes, aprovaram o novo modelo em congresso técnico.
Veja também: Grêmio faz apelo a torcida para reta final do Brasileirão
Com formato otimizado, estão, o Gauchão 2025 começa no dia 22 de janeiro, aumentando o tempo de pré-temporada para as equipes. A duração do torneio será até o final da primeira quinzena de março, com a final prevista para o dia 16 do terceiro mês do ano.
A nova fórmula prevê menos jogos, o que já era previsto por conta da adequação do calendário nacional devido ao Super Mundial de Clubes que acontece no ano que vem. Ao todo, serão quatro datas a menos do que nos anos anteriores.
Até o ano passado, o time que chegasse à final do Gauchão disputava 16 jogos no total. Agora, o número diminuiu de forma considerável, ficando em 12 datas até a grande decisão. Quem for brigar contra o rebaixamento, terá 14 datas dentro do torneio.
O regulamento e os grupos do Gauchão 2025
O modelo com três grupos de quatro clubes, onde cada equipe enfrenta adversários dos outros grupos, ou seja, os times que estão no grupo do Grêmio, não enfrentarão o Tricolor na fase inicial do torneio. Serão quatro clubes classificados para as semifinais, sendo os três primeiros colocados de cada chave e o melhor segundo colocado do torneio.
Veja também: Luís Castro quer aporte milionário para reforços e “carta branca” para mudanças no clube
Confira os grupos do Gauchão 2025:
- Grupo A: Grêmio, São José, Guarany de Bagé e Avenida;
- Grupo B: Internacional, Caxias, Pelotas e Ypiranga;
- Grupo C: Juventude, Monsoon, Brasil de Pelotas e São Luiz.