Na última edição do Troca de Passes, programa que vai ao ar geralmente após as partidas no SporTV, os comentaristas Ricardinho e Grafite definiram a atuação do Grêmio como "muito previsível". O tricolor foi derrotado por 1 a 0 pelo Palmeiras, na Arena, pela Libertadores da América.
Em um dos seus comentários, Ricardinho analisou que os jogadores responsáveis pela criatividade no Grêmio, na maioria das vezes buscavam centralizar as jogadas, encontrando a forte defesa do Palmeiras sempre bem postada.
– Grêmio foi muito previsível, jogando muito por dentro. Os jogadores de individualidade, como o Everton e o Alisson, centralizaram o jogo e facilitaram para a marcação do Palmeiras. O Palmeiras soube controlar o jogo, não sofreu e conseguiu uma vitória maiúscula na Arena – declarou.
Grafite concordou e ainda afirmou que os centroavantes do tricolor foram anulados, justamente pelo estilo de jogo que a equipe praticou:
– O Grêmio foi muito previsível nas jogadas hoje. Tanto que o André saiu sem nenhuma finalização. O Tardelli tinha que sair para o jogo para criar chances. […] Esse é o jogo de que o Palmeiras gosta. É um time experiente, que marca forte. Defensivamente, o Palmeiras foi muito bem. O Grêmio não repetiu o jogo que fez contra o Athletico Paranaense semana passada, e o Palmeiras, que não vinha sendo efetivo no ataque, conseguiu produzir mais – completou.
Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Os dois clubes voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (27), no Pacaembu, pelo jogo de volta. O tricolor precisa vencer pelo menos por 2 gols de diferença pra passar direto. 1 a 0 para o Grêmio resultará em pênaltis. Qualquer vitória simples, com apenas 1 gol de diferença por parte do Palmeiras, mas com o tricolor marcando pelo menos 2 gols, resulta em classificação do Grêmio (placares como 3×2, 4×3 para o Palmeiras).