A contratação de Luis Suárez pelo Grêmio gerou um impacto significativo até mesmo no Campeonato Gaúcho, com a média de público pagante dobrando em 2023. As informações são do site UOL Esporte.
+ Grêmio define perfil e até idade para substituto de Diego Souza
Comparado ao ano anterior, quando a média de público na primeira fase foi de 2.395 pagantes, o número saltou para 4.862 em 2023. O Tricolor atraiu 166.594 pagantes aos jogos da primeira fase do campeonato, com uma média superior a 15 mil pessoas.
Em 2022, quando o Grêmio disputaria a Série B, a média de público na primeira fase foi de 6.950 pagantes, enquanto em 2019, a média foi de 11.254. Assim, mesmo com uma boa temporada, o número de torcedores presentes nos jogos era menor.
Em 2023, os jogos do Grêmio corresponderam a mais de 50% do público pagante durante a primeira fase do Gauchão. Confrontos considerados menos importantes, como contra Brasil de Pelotas, Aimoré e Avenida, atraíram mais de 20 mil pessoas à Arena. Levando em conta apenas os jogos com Suárez em campo na primeira fase, a média de pagantes ultrapassou 19 mil por partida.
+ Volante deve voltar a titularidade do Grêmio após meio ano para decisão contra o Ypiranga
O arquirrival Internacional registrou uma média de 13.686 torcedores pagantes na primeira fase do Gauchão. Apenas um jogo além do clássico Gre-Nal atraiu mais de 20 mil pessoas ao estádio.
Luciano Hocsman, presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), comentou sobre esse aumento no público: “A temporada 2022 foi mais uma vez atípica, em razão da Copa do Mundo, o que fez com que se encerrasse mais cedo e, consequentemente, se iniciasse mais cedo a temporada 2023. Lógico que uma competição com grandes jogadores atrai um maior contingente de torcedores, mas acredito que o longo período sem jogos ao vivo contribuiu também para a melhoria do público presente nos jogos do Gauchão”.
Grêmio tem decisão no Campeonato Gaúcho
Precisa de uma vitória para ir à final, o Grêmio recebe o Ypiranga, no próximo sábado, na Arena, a partir das 16h30. O tricolor necessita vencer por pelo menos dois gols de diferença para chegar a decisão do Campeonato Gaúcho sem a necessidade de disputa por pênaltis.