O Grêmio anunciou na última segunda-feira a inusitada contratação do centroavante Braithwaite, ex-Barcelona. O jogador, nascido na Dinamarca, não terá problemas de linguagem em Porto Alegre.
Veja também: Problema sem solução: Grêmio não poderá inscrever trio de reforços para oitavas da Libertadores
Acontece que Braithwaite atuou por sete temporadas na Espanha e fala o espanhol fluentemente. Só isso já resolveria praticamente todo o problema de comunicação no Brasil, já que o elenco do Grêmio é recheado por jogadores cuja língua nativa é o espanhol. Mas Braithwaite também consegue se comunicar em português. O jogador não fala a língua dos brasileiros de forma fluente, mas consegue entender e responder, mesmo que de forma básica.
Braithwaite já está em Porto Alegre. Ainda nesta semana, assinará contrato e será apresentado. Ainda não há previsão de estreia, mas é provável que aconteça nas primeiras rodadas do segundo turno do Campeonato Brasileiro, já que o atleta vinha mantendo a forma por conta própria.
Atitude do Grêmio fez Braithwaite repensar ida para Grécia
Braithwaite estava na Grécia para firmar contrato com o Olympiacos quando recebeu um novo telefonema do Grêmio, que sinalizou com a não desistência de sua contratação. O jogador gostou da atitude do clube e declinou do negócio com a equipe grega. As tratativas seguiram e ganharam um desfecho positivo na última segunda-feira.
No Grêmio, Braithwaite receberá um salário compatível com as condições do clube, inferior até mesmo ao de João Pedro Galvão, que embolsava cerca de R$ 1,1 milhão ao mês. O centroavante chega para desempenhar diversas funções no ataque da equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi.