A grande confusão gerada pelo novo formato do Mundial de Clubes da FIFA está tendo um novo capítulo. A Conmebol desistiu da discussão sobre os critérios de classificação para o torneio e deixará tudo a cargo da entidade máxima do futebol, que elegerá aqueles que estão aptos ou não para a disputa. E isso faz com que o Grêmio volte a ter esperanças de participar do torneio que será disputado na China em 2021.
O continente sul-americano tem seis das 24 vagas da competição, e a FIFA deseja que os campeões da Libertadores de 2017 em diante estejam na Copa do Mundo de Clubes. Contudo, esse não era o planejamento feito pela Conmebol, que por muito tempo insistiu na classificação dos vencedores da Copa Sul-Americana.
- Duelo entre Inter e Tolima nesta noite definirá último integrante do grupo do Grêmio na Libertadores
A discussão sobre os critérios gerou grande mal-estar entre as duas entidades e, por isso, a Conmebol abriu mão das decisões. O problema é que o Independiente Del Valle, campeão da Sulamericana 2019, já foi parabenizado oficialmente pela organizadora da competição pela vaga ao Mundial, que deve ser revogada pela FIFA.
As definições sobre o Mundial 2021 ainda não foram anunciadas. Nem mesmo se o torneio de fato sairá do papel.