A Conmebol liberou que um árbitro trabalhe em jogos de times de seu país na Libertadores e também na Sul-Americana, algo que geralmente é evitado. A informação é do colunista Marcel Rizzo, do UOL Esporte.
Por exemplo, um juiz brasileiro poderá apitar uma partida de equipes do Brasil. Essa alteração será válida somente durante o período de restrições da Covid-19.
A ideia é de manter a segurança necessária para caso haja algum problema de embarque de algum dos profissionais escalados para a partida.
Com isso, foi liberado também que o arbitro e o trio de arbitragem sejam de nacionalidades diferentes. Normalmente a nacionalidade do trio inteiro é a mesma.
Mais uma decisão da Conmebol, só que essa diretamente ligada ao futebol, é permitir que um atleta atue por dois times diferentes nessa edição da competição. Como essa edição será estendida até janeiro de 2021, muitos jogadores podem ser contratador ou voltar de empréstimo e, por isso, foi feita essa flexibilização nesta edição da competição.