A Conmebol comunicou na noite de última quinta-feira as datas para o início da Libertadores 2021 e gerou apreensão no Grêmio. O motivo é que, em caso de não conquista do título da Copa do Brasil e confirmação da vaga fora do G-5 do Brasileirão, o tricolor precisará disputar as fases classificatórias, que foram confirmadas nos dias 10 e 17 de março.
O que gera preocupação dentro desta possibilidade é precisar voltar a campo três dias depois da grade final do torneio brasileiro, marcado para os dias 28/2 e 7/3, em um jogo de caráter eliminatório contra um adversário internacional e possivelmente fora de casa. A falta de tempo adequado para um deslocamento, somado ao desgaste da disputa do título poucos dias antes, é motivo de tensão e debate nos bastidores do clube gaúcho.
A conquista da Copa do Brasil, com isso, ganha ainda mais importância para os gremistas. Além dos benefícios financeiros, o maior tempo de preparação para o torneio internacional é considerado fundamental para qualquer pretensão de sucesso tricolor na próxima temporada.
Até o momento, apenas dois clubes brasileiros garantiram vaga na Libertadores 2021: o Palmeiras, campeão da América, e o Internacional, que matematicamente se classificou via Brasileirão.