Nesta segunda-feira (16), a Conmebol divulgou o ranking atualizado dos clubes sul-americanos, colocando o Grêmio como o sétimo clube brasileiro mais bem posicionado.
O ranking servirá como base para a definição dos potes nos sorteios da Copa Sul-Americana e da Libertadores. Ocupando a 11ª colocação geral e bem posicionado entre os clubes que disputarão a Sul-Americana, o Tricolor tem grandes chances de ser cabeça de chave em seu grupo.
O topo do ranking é liderado pelo River Plate, seguido de perto por Palmeiras e Boca Juniors, que completam o top-3. Flamengo, Atlético-MG, São Paulo, Athletico-PR e Fluminense são os outros brasileiros que figuram entre os dez primeiros.
O Grêmio aparece à frente do rival Internacional, que ocupa a 15ª posição, além de equipes como Botafogo e Racing, atuais campeões da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, respectivamente.
Entre os clubes classificados para a Copa Sul-Americana de 2025, o Grêmio é o terceiro mais bem ranqueado pela Conmebol, ficando atrás apenas de Atlético-MG e Fluminense. Isso quer dizer que o Tricolor, como cabeça de chave, poderá ter um caminho mais fácil no torneio.
O Tricolor voltará a disputar a Copa Sul-Americana após três temporadas. A última participação do clube no torneio continental foi em 2021, quando foi eliminado nas oitavas de final pela LDU, de Quito. Em 2025, a competição pode ser uma fonte de renda interessante para o tricolor.
Confira o ranking atualizado da Conmebol; Grêmio é o 11º
- River Plate (Argentina)
- Palmeiras (Brasil)
- Boca Juniors (Argentina)
- Flamengo (Brasil)
- Peñarol (Uruguai)
- Nacional (Uruguai)
- Atlético-MG (Brasil)
- São Paulo (Brasil)
- Athletico-PR (Brasil)
- Fluminense (Brasil)
- Grêmio (Brasil)
- Racing (Argentina)
- Olimpia (Paraguai)
- LDU (Equador)
- Internacional (Brasil)
- Libertad (Paraguai)
- Independiente del Valle (Equador)
- Corinthians (Brasil)
- Santos (Brasil)
- Cerro Porteño (Paraguai)
- Botafogo (Brasil)
- Independiente (Argentina)
- Colo Colo (Chile)
- Estudiantes (Argentina)
- Barcelona de Guayaquil (Equador)
- Cruzeiro (Brasil)
- Bolívar (Bolívia)
- Atlético Nacional (Colômbia)
- Vélez Sarsfield (Argentina)
- Lanús (Argentina)