Equipe que eliminou o Grêmio da Copa do Brasil deste ano, o Corinthians pode sequer disputar a competição em 2025 devido a uma mudança no regulamento da CBF que já “sacrificou” outros grandes do futebol brasileiro, como o Santos, que ficou de fora do torneio nesta temporada.
Veja também: Grêmio define planejamento para semana que antecede decisão contra “touca” no Brasileirão
A fim de fortalecer os estaduais, a CBF extinguiu a qualificação para a Copa do Brasil via ranking nacional, adotando o ranking das federações. Ou seja, para participar do torneio, é necessário fazer boa campanha nos campeonatos estaduais. O Santos, por exemplo, terminou o Paulistão de 2023 na 11ª colocação e por isso não disputou a Copa do Brasil deste ano.
Algo semelhante pode acontecer com o “algoz” gremista em 2025, já que nesta temporada, o Corinthians terminou o estadual na 10ª posição. A equipe, no entanto, ainda pode “cavar” uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano, mas para isso, precisará ganhar uma vaga advinda dos classificados à Libertadores, que só será possível alcançar de duas formas:
- Vencer a Copa do Sul-Americana
- Terminar o Brasileirão no G-6
O Corinthians é um dos semifinalista da Copa Sul-Americana, onde enfrenta e encara o Racing, da Argentina, com o primeiro jogo em São Paulo e o segundo em Avellaneda. Se avançar à final, enfrentará o vencedor de Lanús e Cruzeiro. Já no Campeonato Brasileiro, é o 17ª colocado, 17 pontos atrás da primeira equipe do G-6.
E o Grêmio? Corre risco de ficar de fora da Copa do Brasil?
Atual campeão do Campeonato Gaúcho, o Grêmio já está garantido na próxima edição da Copa do Brasil, mas tende a entrar na competição diretamente na primeira fase, como ocorreu nas edições de 2022 e 2023. Neste ano, como disputou a Copa Libertadores, entrou diretamente na fase terceira fase, onde eliminou o Operário-PR e avançou para enfrentar o Corinthians.