Por conta dos problemas defensivos de sua equipe, o técnico Renato Portaluppi decretou o fim do esquema com dois meias de criação no Grêmio, e uma importante liderança do elenco tende a perder a vaga de titular para o jogo contra o Botafogo, neste sábado, em Brasília. Trata-se de Cristaldo.
Veja também: Bastidores: Como Renato sugeriu sua saída aos jogadores após derrota do Grêmio
Nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, o Grêmio sofreu o total de nove gols, ligando um alerta para Renato, que decidiu não mais escalar a dupla Cristaldo e Monsalve. Para o duelo deste final de semana, conforme os indicativos de bastidores, a tendência é de que Cristaldo deixe o time e o jovem Monsalve seja remanejado para uma posição centralizada, já que antes vinha atuando pelo lado direito.
Para a vaga de Cristaldo, Renato deve optar pela entrada de um jogador com maior capacidade de marcação. Pavón seria a primeira opção, mas o atacante ainda está em recuperação no DM. Edenílson e até Pepê estão no páreo, no entanto, uma surpresa na escalação não está descartada.
Na disputa entre Cristaldo e Monsalve, o jovem colombiano leva uma pequena vantagem no momento pois tem se mostrado mais intenso. Desde que chegou, conquistou a comissão técnica de Renato e tem participação regular durante os 90 minutos de jogo. Em dez partidas até aqui, marcou três gols e contribuiu com duas assistências. Cristaldo, por outro lado, é o artilheiro da equipe em 2024 com 12 gols em 47 partidas.
Provável escalação do Grêmio contra o Botafogo
Precisando vencer para se afastar da zona de rebaixamento, o Grêmio volta a campo neste sábado, às 21h, para enfrentar o Botafogo, no Mané Garrincha. O técnico Renato Portaluppi, conforme prometido, promoverá mudanças na equipe.
No setor defensivo, Kannemann volta após desfalcar contra o Criciúma e deve formar dupla de zaga com Gustavo Martins. As mudanças mais importantes tendem a acontecer no setor de ataque, com possivelmente Cristaldo deixando a equipe e Monsalve atuando centralizado. Soteldo e Braithwaite seguirão como titulares.
A provável escalação do Grêmio para enfrentar o Botafogo tem: Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Dodi e Villasanti; Edenílson (ou Pepê), Monsalve (ou Cristaldo) e Soteldo; Braithwaite.