Uma possível transferência de Braithwaite do Grêmio para o Palmeiras foi noticiada pela imprensa paulista nos últimos dias. A possibilidade disto acontecer, no entanto, é tido como inviável nos bastidores. As informações são do jornalista Jorge Nicola, em seu canal do Youtube.
O primeiro ponto é que o Grêmio não deseja negociar Braithwaite, sobretudo com uma equipe brasileira. Além do mais, o centroavante tem contrato com o tricolor até junho de 2026 e uma multa rescisória de 50 milhões de euros, cerca de 318 milhões de reais, conforme a cotação atual das moedas.
Outra questão que inviabilizaria uma transferência de Braithwaite, em especial para o Palmeiras, foi uma crítica do centroavante ao uso de gramados sintéticos no futebol brasileiro, onde citou, especificamente, o Allianz Parque, estádio da equipe paulista.
“Campo sintético não é para jogador profissional. É muito perigoso, não entendo como clubes grandes como o Palmeiras permitem esse campo”, disse o jogador em entrevista recente à ESPN.
Grêmio de 2025 começa por Braithwaite
Uma eventual saída de Braithwaite não está nos planos do Grêmio, apesar do assédio europeu. O clube tem o jogador como fundamental e a formação da equipe para 2025 começará por ele. Nos bastidores, o centroavante tem ganhado o status de líder do vestiário, e dentro de campo, é o principal jogador da equipe no segundo semestre da temporada.
Braithwaite também foi decisivo para o Grêmio na campanha da equipe contra o rebaixamento, tendo participado de 17 partidas do Campeonato Brasileiro, marcando oito gols e contribuído com duas assistências.
Dia de Grêmio, Braithwaite e Geromel
Com Braithwaite, o Grêmio volta a campo neste domingo, às 16h, para enfrentar o Corinthians, na Arena, em duelo que marcará a despedida de Pedro Geromel dos gramados. O confronto entre gaúchos e paulistas é válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.