Depois da polêmica rodada do final de semana do Campeonato Brasileiro, o chefe da comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, optou por não se manifestar sobre o encontro entre São Paulo e Grêmio, no Morumbi. A arbitragem, motivo de críticas por parte dos gaúchos, foi o pivô de muita discussão, resultando, inclusive, no pedido de anulação do confronto.
A justificativa para o silêncio de Gaciba é a cautela da comissão dos árbitros, já que há a ciência de que uma manifestação poderia ser mais um ponto de polêmica pública. Porém, segundo as fontes oficiais, todos os aspectos da rodada estão sendo analisados pelos especialistas.
O Grêmio pediu o cancelamento do jogo diante do São Paulo, além das comunicações do VAR com o árbitro principal durante a partida e detalhes da reunião pedida pelos paulistas com a comissão de arbitragem na semana que antecedeu o encontro do Morumbi. O departamento jurídico gremista está trabalhando em cima do caso.
O treinador do tricolor gaúcho, crítico do trabalho de Leonardo Gaciba, sugeriu a realização de um programa ao vivo entre o chefe da comissão de arbitragem e técnicos dos clubes da Série A.