O Athletico encaminhou a contratação de Cuca, ex-Grêmio, como seu novo técnico para a temporada de 2024. O experiente treinador chega ao clube para preencher a vaga deixada por Juan Carlos Osorio, que foi demitido na última semana.
Veja também: Dirigente confirma Grêmio no mercado, e clube tem prazo apertado para anunciar reforços
Cuca retorna ao cenário do futebol brasileiro após um hiato, seguindo sua saída do Corinthians no ano passado, marcada pela polêmica entre o técnico e a torcida devido ao caso de abuso sexual durante sua época de jogador no Grêmio, em uma excursão pela Suíça.
O novo capítulo na carreira de Cuca vem após uma reviravolta, onde o Tribunal Regional de Berna-Mitteland, na Suíça, anulou a sentença de 1989 relacionada à polêmica envolvendo o treinador, datada de 1987.
Antes de se tornar um nome reconhecido entre os treinadores, Cuca teve uma carreira como jogador, passando pelo Grêmio entre as temporadas de 1987 a 1990 e novamente em 1992. Como técnico, comandou o Grêmio em 2004.
Grêmio demitiu treinador de goleiros envolvido com Cuca no caso
Em maio de 2023, o Grêmio tomou a decisão de desligar Eduardo Hamester, então preparador de goleiros do time sub-14 das categorias de base, em resposta aos eventos associados ao caso polêmico de Cuca. Hamester, que havia sido condenado ao lado de Cuca na década de 80 por atentado ao pudor com uso de violência, teve seu vínculo com o clube encerrado após protestos da torcida do Corinthians e a subsequente saída de Cuca da equipe paulista.
Veja também: Narrador elogia dois reservas do Grêmio contra o Guarany de Bagé
Eduardo Hamester trabalhava com as categorias de base do Tricolor desde 2015, após sua experiência como goleiro do Grêmio, onde atuou entre 1986 e 1987 e alcançou o tricampeonato do Gauchão.