O Centro de Treinamento Luiz Carvalho tem sido o palco de debates internos do Grêmio, com a prorrogação do Brasileirão 2023 e o período de pré-temporada de 2024 se apresentando como tópicos importantes de discussão. De acordo com informações divulgadas esta semana, a diretoria gremista já começou a debater o planejamento da pré-temporada para 2024, mesmo sem ter renovado o contrato do técnico Renato Portaluppi.
Veja também: Grêmio só não sofreu gol em 6 partidas no Brasileirão até agora
A nova data da última rodada do Brasileirão, adiada para 6 de dezembro pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sob a justificativa da “garantia da integridade e equilíbrio técnico da competição”, trouxe essa preocupação para o Grêmio sobre a programação para o início dos trabalhos em 2024. Nesse meio tempo, a questão da renovação do contrato de Renato, que encerra dia 31 de dezembro, foi colocada em aberto.
O técnico Renato Portaluppi tem participado ativamente das discussões com a diretoria do clube sobre o planejamento para o próximo ano, que pode incluir uma fase preliminar da Copa Libertadores nos primeiros meses de 2024.
Renato fica ou sai?
Embora essas discussões estejam em andamento, a renovação do contrato de Renato ainda está em suspenso. “A gente combinou que ao final do campeonato vai conversar sobre isso (renovação)”, afirmou Antônio Brum, vice-presidente de futebol do Grêmio, dando a entender que essas negociações não estão sendo tratadas no momento.
Veja também: Grêmio: Renato fala sobre ataque, mas destaca problemas defensivos no jogo contra o América
Tanto Renato quanto Brum expressaram preocupação sobre o início da pré-temporada, com o vice-presidente de futebol citando ainda a preocupação em relação ao início do Gauchão do ano que vem. Enquanto o futuro do comando técnico gremista permanece incerto, as discussões para a preparação de 2024 prosseguem.