O Grêmio e a Arena Porto-Alegrense finalizaram um novo acordo que marca o retorno do clube à sua casa, a Arena do Grêmio. A data oficial para a volta é o dia 1º de setembro, durante o confronto contra o Atlético Mineiro pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, existe a possibilidade de antecipação para 17 de agosto, dependendo das condições técnicas, especialmente do gramado que está sendo cuidadosamente avaliado.
Veja também: As primeiras palavras de Arezo e Monsalve com a camisa do Grêmio
Segundo a nota divulgada pela Arena, os esforços concentraram-se no replantio das gramas de verão e inverno, com uma decisão sobre a viabilidade do jogo de 17 de agosto sendo possível apenas na semana anterior à partida. A intenção é assegurar que o gramado esteja em condições ideais para o jogo.
O retorno estava inicialmente planejado para agosto, com um jogo da Libertadores contra o Fluminense marcado para o dia 13. Contudo, desafios na reposição de partes da estrutura do estádio, incluindo equipamentos vitais para o fornecimento de energia elétrica, levaram a ajustes no cronograma.
Este novo acordo vem após um período de tensões e litígios entre o Grêmio e a empresa gestora da Arena. As discussões judiciais giravam em torno do pagamento do seguro para a restauração do estádio, após os danos significativos causados pela enchente em Porto Alegre. As partes, entretanto, decidiram gerir as obras conjuntamente após um breve período de disputa.
Veja também: Teremos estreias? Saiba a provável escalação do Grêmio para o próximo jogo
A cobrança por uma solução rápida foi reforçada por figuras como o técnico Renato Portaluppi e os jogadores Geromel e Kannemann, que expressaram publicamente a urgência de retornar ao estádio. Agora, com o gramado sendo totalmente renovado desde junho, há um otimismo cauteloso sobre a capacidade do estádio de receber partidas em breve.