O volante Rafael Carioca, desejo antigo do Grêmio, ficará livre no mercado no próximo mês de junho, quando seu contrato com o Tigres, do México, chegará ao fim.
Veja também: Renato alerta, e Grêmio agiliza contratação de um “reserva imediato” na metade do ano
O jogador de 34 anos foi alvo de interesse do Grêmio em diversas oportunidades, sendo a última em 2021, quando o clube negociou sua contratação na metade do ano, enquanto tentava escapar da zona de rebaixamento. Na ocasião, as negociações não avançaram, pois a equipe mexicana exigiu 5 milhões de dólares, cerca de R$ 28 milhões, conforme a cotação da época.
Na época, o Grêmio apresentou duas propostas de compra, mas ambas ficaram abaixo do valor pedido pelo Tigres, segundo revelou o então presidente Romildo Bolzan Jr.
“Fizemos duas propostas e eles [Tigres] recusaram. Não vamos alimentar uma situação que não vai andar”, disse o ex-presidente.
Agora, com o contrato de Rafael Carioca se encerrando no dia 30 de junho, existe uma opção de renovação por mais uma temporada. Até o momento, não há informações se a equipe mexicana ativará essa cláusula de renovação ou de interesse do Grêmio em repatriá-lo.
Rafael Carioca é cria da base do Grêmio
Rafael Carioca foi revelado pelo Grêmio em 2008, quando conquistou o vice-campeonato brasileiro como titular da equipe comandada por Celso Roth. No ano seguinte, ele foi negociado com o Spartak Moscou, da Rússia, mas retornou ao Brasil em 2010 para defender o Vasco.
Veja também: Rafael Cabral ganha moral após boa atuação em derrota do Grêmio: “Notícia boa”
Na sequência, voltou ao Atlético-MG, onde permaneceu por quatro temporadas. Em 2017, foi negociado com o Tigres, do México, onde permanece até hoje como um dos principais jogadores da equipe.